terça-feira, 21 de junho de 2011

Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha!


20 de Junho

Teresa, Mafalda e Sancha, eram portuguesas, e filhas de Dom Sancho I e da Rainha Dulce.

Teresa, a primogénita (1177-1250). Desde de cedo, muito bem educada na fé cristã, sentiu o chamado à vida religiosa, mas conforme o costume do tempo, acabou por ser dada em casamento a D. Afonso XI, rei de Leão de quem teve três filhos. Contudo, o Papa Celestino III declarou a nulidade do matrimónio, por diversos motivos, e Teresa regressou a Portugal após a morte do marido, entrando para a vida religiosa (retira-se para o mosteiro de Lorvão, que manda restaurar para acolher outras monjas cistercienses), vestindo o hábito da ordem em 1200.

Mafalda (1195-1256) teve uma vida parecida com a de Teresa. Casou com Henrique I de castela, mas este faleceu e ela retornou para casa, despojando-se de seus bens e entrando para a vida religiosa, no convento beneditino de Arouca.
Viveu a total dependência de Deus.

Sancha (1180-1229), foi uma jovem que não se casou, como acontecera com as suas irmãs. Fundou um convento da Ordem Cisterciense em Celas (Coimbra) onde viveu as regras com fidelidade até sua morte. Foi a primeira das irmãs, a renunciar ao mundo e às comodidades que sua posição lhe oferecia, para se consagrar à perfeição da vida religiosa.

No ano de 1705, as três irmãs portuguesas foram beatificadaspontifício de Clemente XI.

O exemplo destas mulheres de oração, que buscaram a vontade de Deus, e renunciaram aos prazeres efémeros da terra, é um bom exemplo a seguir, para que possamos gozar eternamente as alegrias do céu.

Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha, rogai por nós!

Photobucket

Sem comentários:

Enviar um comentário